Núcleo de Pesquisa, Inovação e Planejamento Socioeconômico

NUPLA divulga resultados da pesquisa #30-PERFIL

Foto: Fernando Madeira

NUPLA/UFES divulga resultado sobre pesquisa do perfil dos manifestantes do ato público realizado dia 30 de maio de 2019 contra os cortes da educação

A pesquisa “#30M: PERFIL” teve como objetivo caracterizar o perfil social, econômico e político dos manifestantes que estiveram presentes no protesto realizado no dia 30 de maio de 2019 contra os cortes de recursos para a Educação pública brasileira realizados pelo Governo Federal.

A pesquisa foi realizada por meio de amostragem aleatória simples, sem estratificação, e foram aplicados um total de 253 questionários, sendo 66 na concentração do Instituto Federal do Espirito Santo (IFES) em Jucutuquara e 187 na concentração da UFES, Campus Goiabeiras. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Os questionários foram aplicados no dia 30 de maio de 2019, entre as 16 horas e 18horas e 30 min, por uma equipe de 16 voluntários e bolsistas, professores e alunos de graduação do curso de Ciências Sociais da UFES. Todos/as foram devidamente treinados para a aplicação de questionários face a face. A aplicação dos questionários seguiu critério sistemático, com a divisão geográfica do espaço ocupado pelos manifestantes nas duas concentrações, assegurando-se, assim, igualdade de seleção entre os membros da população.

A pesquisa verificou que 53% dos manifestantes eram mulheres, 50% se autodeclaram pretos ou pardos, 46% tinham entre 18 e 30 anos, 55% eram estudantes e 84% declararam não possuir filiação a partidos políticos. Isto caracteriza um perfil social e político distinto das afirmações de senso comum, as quais tem associado os atos em defesa da educação como sendo majoritariamente realizados por pessoas sindicalizadas e filiadas a determinados partidos políticos. A pesquisa conseguiu demonstrar, portanto, que a presença massiva de mulheres, pardos/pretos, não filiados a partidos políticos, e uma relação significativamente igual entre pessoas jovens e acima de 30 anos, caracteriza o perfil dos insatisfeitos e críticos às políticas adotadas pelo atual governo. A pesquisa se restringe aos atos realizados no município de Vitória.

A pesquisa demonstra que a pauta da educação pública transpassa as bandeiras de luta de partidos de esquerda e de setores corporativistas, sendo uma área de interesse de muitos setores da sociedade brasileira.

Consulte o relatório completo da pesquisa no Site do NUPLA.

Para mais informações entre em contato com nossa equipe através do email nupla.ufes [at] gmail.com ou no instagram @nupla.ufes

Tags:

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.