Núcleo de Pesquisa, Inovação e Planejamento Socioeconômico

NUPLA divulga resultados da pesquisa sobre segurança na UFES

O Núcleo de Pesquisa, Inovação e Planejamento Socioeconômico da UFES acaba de divulgar o relatório final com os resultados da pesquisa sobre percepção pública da segurança dos alunos de graduação do Campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo. A pesquisa realizada em outubro de 2018 apresenta uma visão panorâmica da situação do campus de Goiabeiras com relação à violências sofridas, presenciadas e hábitos de proteção desenvolvidos pelos alunos da instituição. Foram aplicados 377 questionários em uma amostra de estudantes que considerou o Centro de Estudos, o gênero e o turno de estudos dos estudantes da UFES. Além destas variáveis, os alunos foram questionados com relação às atuais medidas recentemente implantadas no campus, a exemplo da atuação da polícia militar.

Com margem de erro de 5%, a pesquisa revelou que os dados de violência na UFES são significativamente inferiores aos dados nacionais. De acordo com dados da pesquisa nacional realizada em 2015 pela Fundação Perseu Abramo, 67% da amostra declarou ter sofrido algum tipo de violência. De acordo com a pesquisa realizada pelo NUPLA com os estudantes de graduação da UFES/Goiabeiras, 27.2% da amostra declarou ter sofrido algum tipo de violência no Campus, sendo os maiores índices observados nos itens de "ofensas sexuais" (14.60%), "discriminação por cor e/ou raça" (8.5%) e furto (8.5%). Na comparação com a amostra nacional, a pesquisa mostra que os dados para furtos na UFES são inferiores aos dados nacionais (14%), muito semelhantes com relação à questão de raça (6%) e superiores quando o assunto é gênero (5%).

Apesar dos baixos índices de violência existentes na UFES, 82% dos entrevistados afirmaram ter receio de sofrer alguma violência no campus. Entre os receios mais citados estão "roubo" (84.3%), "furto" (75.9%), "agressão ou abuso sexual" (60.20%), "agressão ou abuso sexual" (60.20%) e "discriminação por cor ou raça" (27.5%). Essas também foram os tipos de violência que os entrevistados imaginam mais ocorrer dentro da UFES. Além disso, 59% dos entrevistados afirmaram que se sentem inseguros no campus da UFES/Goiabeiras, o que impacta no cotidiano de vida da população universitária. Entre os motivos sugeridos para o sentimento de insegurança, destacam-se os problemas de "infraestrutura e iluminação do campus" citados por 93% dos entrevistados e os "prédios abandonados e/ou construções não finalizadas", citados por 80.1% dos entrevistados. Com relação à vida cotidiana, 80.2% dos entrevistados afirmaram evitar transitar pelo campus em determinados horários, 76.2% afirmaram evitar por determinados espaços e 64.6% evitar portar objetos de valor.

Por fim, questionados sobre a atuação da Polícia Militar no Campus de Goiabeiras, 59% dos entrevistados são contrários, 23% são favoráveis e 12% se declararam neutros. Estes dados são semelhantes quanto à atuação de policiais militares reformados por meio de convênio com a UFES. De acordo com a pesquisa, 50.5% dos entrevistados são contrários, 23.50% são favoráveis e 12.2% são neutros.

Consulte o relatório completo da pesquisa no Site do NUPLA.

Tags:

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.